Livros e Cursos

"Ter acesso ao conhecimento é um direito de todos;
T
ransmitir conhecimento é um dever de quem o tem."

- Claudio Quintino Crow

Há anos essa frase vem norteando meu trabalho como escritor, instrutor e palestrante sobre mitologia, druidismo, cultura celta, vida ética e consciência ambiental.

Os anos de pesquisas e cursos, viagens e experiências me fornecem informações significativas, as quais sinto prazer em compartilhar através de meu trabalho como escritor e instrutor.

Livros:

Títulos e comentários sobre
minhas obras editadas:

"A Religião da Grande Deusa"

"O Livro da Mitologia Celta"

Cursos:

Informações gerais sobre alguns cursos que ministro.

Atenção: os cursos de Druidismo e Espiritualidade celta estão em reformulação - novas turmas só serão iniciadas no segundo semestre de 2010.

Livros

 

 

 

 

 

A Religião da Grande Deusa

Raízes históricas, sementes filosóficas

Editora Gaia, 2000

Com a palavra, o autor... Havia já algum tempo que eu trabalhava como tradutor para a Editora Gaia/Alemdalenda – tive o orgulho e o privilégio de verter para o português obras de importantes e renomados autores como Scott Cunningham e D.J. Conway.

Mas mais orgulhoso ainda fiquei quando os editores me convidaram a escrever eu mesmo um livro sobre o tema!

Meu objetivo ao escrever “A Religião da Grande Deusa” foi o de oferecer a quem se interessa pelo universo pagão uma visão mais clara e objetiva das reais origens de algumas das crenças, práticas e mitos, em especial do culto ao Divino Feminino.

Escrito numa época em que diversas editoras brasileiras lançaram muitos títulos sobre a wicca e suas práticas rituais repletos de encantamentos e feitiços, “A Religião da Grande Deusa” encara o desafio de oferecer um pouco de filosofia e consciência histórica a quem segue o neo-paganismo.

A abordagem é abrangente: “A Religião da Grande Deusa” é um livro que fala de wicca, mas não só de wicca. Os elementos nele contidos são válidos para muitas correntes neo-pagãs, especialmente aquelas com ênfase na espiritualidade celta.

Pode-se dizer que, grosso modo, o livro está dividido em duas partes: uma primeira, que trata das origens da visão moderna do Divino Feminino, explorando os elementos celtas a ela incorporados – e com especial atenção à desmistificação de algumas inverdades propagadas à exaustão em livros e websites pouco criteriosos e que só geram confusão e desinformação. E a segunda parte, na qual procuro mostrar o que de fato temos a aprender com a filosofia e a espiritualidade neo-pagã.

Em poucas palavras, o livro tem por objetivo apresentar as RAÍZES históricas e as SEMENTES filosóficas do neo-paganismo. Este, aliás, era o título original do livro: “Raízes e Sementes” – mas a direção da editora, prevendo que um título desses faria com que o livro acabasse nas prateleiras de botânica e jardinagem das livrarias, sabiamente alterou o título para “A Religião da Grande Deusa” – as raízes e as sementes foram parar no subtítulo e, claro, no conteúdo da obra...

Resenha editorial: O autor traça um retrato evolutivo da religião da deusa, ou wicca, desde seus primórdios, advindos do período Paleolítico, até a atualidade. O autor faz um apanhado das diversas influências que sofreu ao longo do tempo por meio de estudos históricos, mitológicos e geográficos.

Para adquirir este livro, clique aqui.

Resenhas dos Leitores - Site Submarino

Lílian (Fada Libon) de Guarulhos, 26/06/2004
O melhor de Todos
Este livro é realmente fantástico, Claudio Crow Quintino tem uma linguagem fácil de se ler, maravilhosamente ele nos ensina sobre os estudos histório, os celtas com este livro devem ter pulado de alegria, uma homenagem!

Silvia de São Paulo, Capital, 18/02/2002
um novo modo de vida

apesar de ser "estudiosa" de Stregheria, achei o livro muito interessante e tive o prazer de conhecer o autor do mesmo com a importancia de sua obra para que as pessoas conheçam outras vertentes da religião da Deusa. Que nada mais é que : uma vida saúdavel e com muito amor.............................

Diogo de Belo Horizonte, 08/02/2002
Muito bom
Excelente!!!

Marco Aurélio Pires de Campina, 23/08/2001
Muito bom.

Já tinha lido alguns livros importados sobre o tema. Este não deixa nada a desejar. Bom trabalho sobre as bases do divino feminino.

Fernanda França de São Paulo, 30/06/2001
Grande Livro

Ganhei o livro de uma amiga e confesso que não havia me interessado pelo tema até então. Acho que a proposta do autor é muito interessante, pois mostra uma idéia nova, apesar de se basear em uma religião bem antiga. A Religião da Deusa ultrapassa o status de religião e propõe um modo de vida. Muito bom. Depois deste, lí vários livros sobre o assunto e hoje posso dizer que sou uma pagã.

Comentários dos leitores - Site Siciliano

26/5/2002 Excelente
Adorei!! Um livro sério e ao mesmo tempo fácil de entender! Explicou o que os meus livros de wicca não explicam. Recomendo o outro livro do autor O LIVRO DA MITOLOGIA CELTA... maravilhoso!!
De: Sophia - Sâo Paulo

 

 

 

O Livro da Mitologia Celta

Vivenciando os Deuses e Deusas Ancestrais

Hi-Brasil Editora, 2002

Com a palavra, o autor... Escrever “O Livro da Mitologia Celta” foi ao mesmo tempo um fardo e um prazer – um fardo pela exaustiva pesquisa a que me dispus e um prazer pela fluidez com que o texto final jorrou de minha pena (ou melhor, de meu teclado...).

Minhas viagens à Irlanda e à Grã-Bretanha, os locais que visitei, as pessoas que conheci e os ensinamentos que recebi formam a essência desse trabalho, complementado pela leitura e estudo de textos importantes de alguns dos mais renomados celtistas – alguns dos quais tive o prazer de conhecer pessoalmente e ter como instrutores. Um deles, o renomado inglês John Matthews, não só me inspirou e orientou como também me brindou com um precioso prefácio ao livro.

Também “O Livro da Mitologia Celta” é dividido em duas partes: na primeira, uma introdução histórica ao universo celta: origens históricas, desenvolvimento cultural, principais fontes mitológicas; na segunda, treze capítulos explorando os mitos e lendas de alguns dos mais importantes deuses e deusas celtas – Morríghan, Arthur, Cerridwen, Lugh e outros – numa mescla de informação e reflexão. Afinal, os mitos são as biografias dos deuses, e os deuses vivem através de nossas vidas. Assim, após cada capítulo questões sobre a temática fundamental de cada deidade são lançadas para que o leitor possa compreender de que forma esses poderosos seres agem na vida de cada um.

Por fim, quadros separados exploram alguns dos mais importantes aspectos da cultura celta e suas lições – o feminino, o simbolismo do caldeirão, a questão da morte, a relação com a Natureza Sagrada.

Sobre a Hi-Brasil Editora – como adquirir os livros

“O Livro da Mitologia Celta” foi lançado por uma pequena editora, Hi-Brasil, criada especialmente para suprir uma enorme carência de obras voltadas para a espiritualidade celta no mercado brasileiro. Com efeito, autores importantes como Emma Restall Orr e John Matthews tiveram seus títulos lançados pela primeira vez por aqui graças à Hi-Brasil Editora.

Tive o privilégio de ter sido convidado para integrar o conselho editorial da Hi-Brasil desde sua formação e tenho orgulho de ter sido responsável pela escolha dos títulos lançados – e de outros que infelizmente não chegaram às prateleiras.

Por pura paixão, colaborei também como tradutor, revisor e, claro, autor, sem jamais ter recebido um centavo da editora – para mim, o mais importante era que esses títulos fossem disponibilizados ao público brasileiro.

Infelizmente, creio que por inexperiência de seus muito bem intencionados diretores, a Hi-Brasil teve vida curta: por volta de 2005 ela encerrou suas atividades, e hoje todos os seus títulos são difíceis de serem encontrados.

Portanto, lamento informar que hoje, em virtude do encerramento das atividades da Hi-Brasil Editora, nem mesmo eu disponho de exemplares de meu próprio livro!

Assim, para adquirir os títulos da Hi-Brasil (além de “O Livro da Mitologia Celta”, foram lançados “Xamanismo Celta”, de John Matthews e “Ritual” e Princípios do Druidismo” de Emma Restall Orr), sugiro aos interessados que procurem pelos títulos na Livraria Cultura ou em sites de vendas como Submarino – parece que estes ainda possuem alguns exemplares em estoque.

Resenha editorial: O livro apresenta as lendas, deuses (as) e todas as histórias dos mitos celtas. O autor mostra, por meio da linguagem simbólica os valores, princípios e a história desse povo.

Resenhas dos Leitores - Site Submarino

Monique Szelbracikowski D'ávila - Gravataí, RS, 28/12/2002

Manual completo!

Dei sorte de ter encontrado por a caso este livro na livraria, pois é indispensavel para quem trilha o caminho da Wicca.Sem falar das inlustrações perfeitas.

Caroline Rozendo de São Paulo, 09/06/2002
Indispensável

O livro de Cláudio Crow é indispensável para aqueles que gostam de mitologias, especialmente a celta, e muito útil também àqueles que gostariam de conhecer melhor o assunto. Escrito por quem pesquisa e conhece, o livro conta com belíssimas ilustrações de Juliano Oliveira, que também é aficcionado pela cultura celta.

Topo

Cursos e Palestras:

Freqüentemente, sou questionado sobre a possibilidade de apresentar meus cursos à distância. Um dos objetivos deste website é justamente o de oferecer o máximo de informação segura e coerente sobre cultura celta e druidismo mesmo àqueles que, por algum motivo, não podem participar de meus cursos.

Dada a natureza vivencial de algumas de minhas aulas, alguns elementos de meus cursos exigem o contato direto e presencial, de espírito para espírito, entre quem transmite e quem recebe. Afinal, em muitos aspectos o druidismo ainda é uma tradição verdadeiramente oral.

Por isso estou sempre aberto a convites para levar meus cursos de druidismo e espiritualidade celta a outras cidades - caso deseje informações acerca do conteúdo dos cursos ou se quiser levar meus cursos para seu grupo ou espaço cultural, por favor não hesite em me contatar - terei grande prazer em oferecer toda informação possível.

Para saber sobre as datas dos próximos eventos envie um e-mail em branco para claudiocrow-subscribe@yahoogrupos.com.br

ou inscreva-se em blog.claudiocrow.com.br

Curso:
"Druidismo - Vida e Transformação no Girar da Roda do Ano"

Duração: um ano
Aulas semanais ou quinzenais
(Carga horária: 66 horas/aula)

Tudo o que você quer saber sobre a Cultura Celta. Seriedade e sensibilidade juntos neste curso prático e apostilado. O Poder e sabedoria dos Druidas e Druidesas aplicados em nosso dia-a-dia, com ênfase especial na compreensão e celebração dos Festivais da Roda do Ano.

Um dos pilares do druidismo é a sacralidade da transformação. Tudo no universo é dinâmico, e a Vida não tolera a imobilização. A partir da compreensão das origens das práticas druídicas na observação dos ciclos das estações, este curso nos leva a trilhar o Caminho dos Mistérios da Vida, Morte e Renascimento e a compreender a delicada e preciosa relação entre cada indivíduo e o Todo.

Aliando o aprendizado e instrução que recebi de expoentes da espiritualidade celta moderna (como John Matthews e Emma Restall Orr) aos ensinamentos, práticas e tradições que desenvolvi de minha própria vivência druídica - tanto aqui quanto em minhas viagens para Irlanda e Inglaterra, o conteúdo deste curso está perfeitamente adequado às necessidades e à realidade de quem vive no Brasil.

TEMAS ABORDADOS DURANTE O CURSO:
O que é Druidismo?
Quem são os Celtas?
O Espaço Sagrado (Nemeton)
Os Festivais Celtas: Samhain, Imbolc, Beltaine e Lughnasadh
Os Três Caminhos do Druidismo: Bardo, Ovate e Druida
Um Druida Moderno
Solstícios e Equinócios - a COnexão com os ritmos da Terra
Os Três Mundos do Universo Druídico
Ancestralidade: Herança e Linhagem
Passo-a-passo de um Ritual Druídico
História do Druidismo
Druidismo e Xamanismo (Elementos Tradicionais)
O Outro Mundo: uma Visão Celta
Magia e Druidismo
Deidades Celtas
Organizações Druídicas

Curso:
"O Caminho do Mito Pessoal - Uma Jornada Bárdica"

A identificação dos mitos e lendas de todos os tempos em nosso dia-a-dia como chave para o autoconhecimento e uma vida melhor.

PROGRAMA:
Mitos e Lendas: O que são?
Mitologia e Espiritualidade
Trilhando o Caminho do Mito Individual
Os mais importantes Mitos do Mundo
A Magia dos Mitos e Lendas
Deusas e Deuses, Heróis e Heroínas
O Outro Mundo, morada dos Deuses
Contadores de Mitos
Lendas e Mitos do Nascimento, Vida, Morte e Renascimento
A Mitologia da Paisagem Sagrada
A Jornada do Herói
Acessando o Outro Mundo
Ressacralize a Vida através dos mitos
Identificando seu Mito Pessoal
O Herói/Heroína Interior

Curso:
"Oráculo Celta"

Baseado no "Livro Celta dos Mortos" de Caitlin Matthews. Conheça este poderoso instrumento de consultas e auto-conhecimento desenvolvido por Caitlín Matthews, uma das maiores autoridades em cultura celta da atualidade. Um mergulho profundo no universo oracular através de "A Viagem de Mael Duin", tradicional lenda celta irlandesa.

CURSO TOTALMENTE PRÁTICO:
- Introdução à mitologia e à espiritualidade celta;
- Oráculos e Arte Divinatória: uma visão global;
- "A Viagem de Mael Duin" - jornada pelo Outro Mundo Celta;
- Significado e interpretação das cartas;
- Técnicas de Leitura do Oráculo Celta.
- Certificado de Participação.
- Jornadas conduzidas
- Métodos de interpretação
.

Em "O Livro Celta dos Mortos", Caitlín explora a importante lenda "A Viagem de Mael Duin", na qual o herói do título embarca numa jornada mística por ilhas fantásticas no Outro Mundo celta, morada de poderosos deuses, criaturas mágicas e espíritos divinos.

A Viagem de Mael Dúin" é conhecida em duas versões: uma em prosa e outra em verso. Caitlín vale-se de ambas para explicar como o herói e seus companheiros de viagem se deparam em cada ilha com temas importantes para o seu desenvolvimento espiritual e a compreensão de event os e fatores que moldam sua jornada.

Através de seu vasto conhecimento da espiritualidade celta e de sua aguçada interpretação, a autora transforma "A Viagem de Mael Dúin" numa jornada espiritual individual: cada ilha tem um simbolismo próprio, estabelecendo uma ponte de interpretação entre o simbolismo da lenda e os anseios, dúvidas e questionamentos de quem lê. Cada ilha da jornada é representada por uma carta, transformando o texto em um verdadeiro oráculo capaz de auxiliar o leitor a conhecer-se melhor, encontrar soluções para suas questões pessoais e embarcar na sua própria jornada heróica.

Topo

| Blog | Mapa do Site | Contato |

© 2007 - Claudio Quintino Crow – Conteúdo do site registrado na Biblioteca Nacional – Lei Federal 9.610/98.
Proibida a reprodução total ou parcial da obra sem a prévia e expressa autorização por escrito do autor.